domingo, 28 de novembro de 2010

Eixo 9...

O meu desafio para este semestre teve início no meu estágio, desde que passei a desenvolver e experimentar com meus alunos a metodologia pedagógica de Projetos de Aprendizagem.
Durante as experiências que realizei em sala de aula sempre tive como meta trabalhar com projetos, pois os considerava um meio de desafiar meus alunos. Entretanto, esta metodologia se limitava ao hábito de planejar atividades estruturando conteúdos pré-determinados dentro de um mesmo assunto, pensando ser esta a forma de transformar a educação.
Neste contexto, ao longo do tempo, era notável o cansaço dos alunos, e até mesmo o meu, diante de repetições do mesmo assunto, muitas vezes desvinculados dos interesses e necessidades que os alunos apresentavam.
Vivenciando uma nova experiência em sala de aula, cujo trabalho esteve embasado na metodologia de Projetos de Aprendizagem, percebi que os resultados superaram as expectativas, e embora alguns passos possam ser comparados à prática pedagógica de projetos já explorados por mim, percebia a singularidade que esta nova proposta apresentava.
Estas observações e reflexões é que permitiram construir meu trabalho de conclusão, através desta inquietação: Projeto: um conceito singular?
Meu objetivo é simplesmente mostrar que não pode haver comparações apenas de teorias, mas que a prática é que é capaz de evidenciar qualquer discurso acerca de um conceito, principalmente relacionado a educação.
Não podem existir “confusões” entre metodologias de trabalho, mesmo porque a prática de Projetos de Aprendizagem não é igual a outras concepções de projetos. Sua experiência e resultados são diferentes.
É preciso refletir sempre, comparar práticas, determinar novas formas de construção de conhecimento, pois a educação não é algo pronto, mas em construção.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Débora,

Acredito que a construção do TCC tenha sido uma experiência tão rica quanto a do estágio, pois enquanto este representava a possibilidade de experimentar metodologias, colocar em práticas inovações pedagógicas, aquele compreendia a reflexão em torno dessa prática, a análise dessa experimentação a partir de dados reais. Experiências como essas nos ajudam a amadurecer como pessoas e como profissionais.

Beijos, Rô Leffa.