domingo, 14 de novembro de 2010

Eixo 8...

Mais um semestre se aproximava. Agora o momento de observar na prática se tudo o que até então fora estudado, analisado, questionado realmente se adaptava ao contexto em que se inseria.
Surge no Eixo 8 a proposta de Estágio. A reta final do Pead. Uma oportunidade de inovação.
Mas o que era inovar?
No início da prática, a acomodação gritava e não dava espaço para que todos os conceitos e métodos estudados se tornassem prática.
A acomodação ocultava a inovação, e inovar era apenas uma discussão de professores estudantes, uma utopia.
Surgem as provocações e o desfio de desenvolver Projetos de Aprendizagens com crianças do 3° ano do Ensino Fundamental de uma escola sem computadores, muito menos acesso a Internet.
Seria possível?Foi.
A experiência mostrou que inovar não é apenas conversar, estudar, mas é desafiar-se e desafiar o outro ao novo. Não importa se a tentativa não der certo, importa tentar.
Para tanto Paulo Freire diz que mudar é difícil, mas é possível (1996, p.47).
E se assim não possa acreditar um professor, a ele o ato de educar não lhe pertence...

Referência:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção leitura).

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Débora,

Adorei a forma como conduziste tua reflexão sobre o eixo VIII. Há um tom poético aí que confere autoria e originalidade ao teu texto. Parabéns!

O grande desafio do estágio foi mesmo propor algo diferente e tu tiveste a coragem de ousar, de tentar uma nova metodologia. Mesmo que os passos para esse caminho não fossem totalmente conhecidos, tu seguiste e fizeste um lindo trabalho. Provaste, assim, que inovar é possível... mesmo diante de tantas adversidades.

Beijos, Rô Leffa.