quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Eixo 6...

Visitando o eixo 6, reencontrei a interdisciplina “Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da psicologia II”, e nela encontrei algumas reflexões acerca do conceito “aprendizagem”.
Vivemos num mundo que sofre inúmeras alterações, estamos diante de uma realidade que precisa ser conhecida, para poder ser acertada ou até mesmo reestruturada.
Diante de nós há um mundo infinito para ser descoberto, conhecido e explorado. Muitas são as formas de conhecer e desde muito cedo vamos ampliando nossos saberes. Tudo o que pode ser explorado, ensinado por alguém ou descoberto por si próprio é ato que pode se tornar uma aprendizagem.
Ao desenvolver o meu TCC, analisando o conceito “projeto” percebi que para todas as metodologias o objetivo é que os alunos alcancem aprendizagem, propondo atividades escolares em que o aluno experimente por si próprios diferentes assuntos, por meio de experiências e contato direto com o objeto de aprendizagem.
Entretanto, segundo Piaget “uma escola ativa não é necessariamente uma escola de trabalhos manuais”. É possível sim, como afirma Piaget, que o conhecimento possa ser adquirido por meio da experimentação ou não. Às vezes é necessário um contato mais real, porém em muitas de nossas aprendizagens podemos ser sujeitos ativos simplesmente no ato de dialogar, concordar, e principalmente duvidar.
Diante das reflexões que fiz no meu trabalho de conclusão, a partir de experiências que vivenciei no meu estágio através da metodologia de Projetos de Aprendizagem, posso afirmar que a aprendizagem é processo contínuo de formulação e reformulação de hipóteses, num ato constante de duvidar, questionar, desafiar-se a conhecer sempre.

Referência:
MARQUES, Tânia B. I. Epistemologia Genética.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Débora,

Tua reflexão pontua de maneira bastante clara a compreensão que tens de aprendizagem. Além disso, tal compreensão é construída a partir de tuas leituras, tuas buscas, tuas próprias aprendizagens.
Conseguiste articular muito bem os conceitos de aprendizagem, conhecimento e projetos, evidenciando a relação existente entre eles. Parabéns!

Beijos, Rô Leffa.