quinta-feira, 21 de outubro de 2010


Eixo 5...

Visitando o Eixo 5, encontrei a interdisciplina “Psicologia da Vida Adulta”, e nela uma atividade que se chamava “Projeto Temático”.
Confesso que a atividade e o nome da disciplina que se apresentavam, não pareciam ter relação alguma. Entretanto, analisando a atividade hoje, é que pude perceber o quanto o curso apresentava uma proposta interdisciplinar.
O objetivo da atividade era desenvolver um projeto de pesquisa, e observar o quanto o trabalho colaborativo é essencial tanto para a prática pedagógica, quanto para as nossas aprendizagens.
Hoje, no desenvolvimento do meu TCC é que realmente começo a compreender melhor as coisas, entender alguns sentidos que não pareciam claros, mas que também nunca mais foram refletidos.
Desta forma, lembro-me de mais uma reflexão desta mesma interdisciplina, quando pensava sobre o que era ser adulto, uma tarefa difícil de ser definida.
Há uma sucessão constante dos estágios de desenvolvimento, como define Piaget, entretanto a idade cronológica não define um ser adulto, naturalmente pelas diferenças que constituem as pessoas. Cada um evolui nos estádios cognitivos, quando constrói a relação do conhecimento com o meio.
Acredito que atingi a idade adulta, não pela idade que tenho, mas pelas relações que hoje estabeleço com as pessoas e com o meio que estou inserida. Todo este meu desenvolvimento cognitivo é explicado pela vivência das diferentes etapas que “experimentei” e continuo experimentando.
É por isso que me definir como adulta é uma tarefa difícil, porque se permitir “ser criança” é lembrar que as fases da vida apenas estão começando...

Referência:
MARQUES, Tânia Beatriz Iwaszko. Aprendizagem na vida adulta.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Débora,

É interessante perceber como tuas postagens, volta e meia, fazem relação com o teu TCC, a partir de conceitos como o de "projeto temático", "proposta interdisciplinar", "trabalho colaborativo". Isso evidencia o quanto teu olhar e tua reflexão estão focados na temática do TCC, o que, em certa medida, te permite estabelecer relações entre o TCC e outras interdisciplinas.

Tua compreensão do que seja a "vida adulta" expõe a importância de nossa relações com os outros, com o saber e conosco mesmos, pois à medida que nos tornamos adultos, adquirimos conhecimento mas também aprendemos a nos conhecer melhor. Parabéns pela reflexão!

Beijos, Rô Leffa.