terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eixo 4...

Visitando o Eixo 4, logo observei a interdisciplina de Matemática, esta que me possibilitou a organização de atividades que foram úteis para muitas aulas planejadas durante o estágio, sendo que hoje optei pela disciplina eletiva que ainda aborda conceitos desta área do conhecimento.
Entretanto a interdisciplina de Estudos Sociais, numa atividade cujo título era “Propostas pedagógicas e projetos de aprendizagem”, chamou a minha atenção e me fez relembrar a quanto tempo o curso vinha propondo a “pesquisa” em sala de aula, de forma que pudéssemos imaginar um novo ambiente escolar, ou ainda uma nova organização do currículo escolar relacionado inteiramente com a sociedade.
A escola é algo presente nas aprendizagens sociais das crianças. Os Estudos Sociais, como qualquer outra interdisciplina escolar, possui suas individualidades, seus objetivos. Ele possibilita entender que todos nós somos seres históricos, fazemos história, sofremos influências históricas e então podemos influenciar.

Cabe à educação escolar possibilitar à criança uma participação cada vez maior, em comunidades cada vez mais amplas, oferecendo-lhe sistematicamente oportunidades de convivência social, através das quais ela estará vivenciando as regras próprias desse convívio. O enriquecimento das vivências afetivas e cognitivas, o “conviver com outros”, é ponto fundamental no trabalho com Integração Social. (ANTUNES [et al], p. 9)

Assim, diante de datas comemorativas, de assuntos relacionados a família, ao município, ao hino nacional, a bandeira ou qualquer que seja abordagem que a escola venha propor; não cabe a nós professores limitar qualquer assunto, mas torná-lo uma fonte de pesquisa de acordo com o interesse e o prazer que move aquela aprendizagem.
Hoje no meu TCC venho trazer esta reflexão acerca de projetos nas escolas, de que não podem ser confundidos como iguais, mas que só aqueles que se fundamentam numa verdadeira metodologia de pesquisa é que produzem resultados mais significativos.

Referência:
ANTUNES, Aracy do Rego; MENANDRO, Heloisa Fesch; PAGANELLI, Tomoko Iyda. Estudos Sociais: Teoria e Prática. Rio de Janeiro, ACCESS, 1999.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Débora,

Tua postagem explicita o quanto as interdisciplinas estão interligadas, pois, como tu mesma destacaste, várias disciplinas trabalharam com essa ideia de pesquisa.

A àrea de Estudos Sociais envolve a relação do sujeito com o outro, com o grupo, a comunidade, a sociedade. Nessa relação, ele se constrói e constrói o seu lugar. Por isso, é importante que ele possa "ler", de modo reflexivo e crítico, a sua história e a história do seu grupo, sua cultura, sua comunidade. E é a pesquisa o caminho mais produtivo para essas descobertas.

Beijos, Rô Leffa.